A VIDA ETERNA ACONTECE AGORA
O presente é o lugar onde a existência toca o infinito.
Por Hiran de Melo
Há
uma inquietação que acompanha o ser humano desde que ele começou a perguntar
pelo sentido da própria existência: o que é a
eternidade? Para muitos, ela é uma promessa reservada àqueles que
atravessarem os limites da morte. Para outros, é uma recompensa que se encontra
depois desta vida, em algum lugar para além do mundo que conhecemos.
Mas
será que, ao procurar a eternidade tão longe, não estamos deixando de perceber
aquilo que nela já nos alcança?
Talvez
a eternidade não seja apenas um lugar para onde iremos. Talvez seja uma
experiência que começa quando deixamos de fugir do instante que estamos
vivendo.
Em
Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, C. S. Lewis constrói uma provocação que
merece nossa atenção: o ser humano pode ser afastado do essencial sem precisar
cometer grandes pecados. Basta que deixe de habitar o presente. Que passe a
viver prisioneiro do que já aconteceu ou dependente daquilo que ainda não
chegou.
É
uma estratégia silenciosa, porque quase nunca percebemos que estamos ausentes
da própria vida.
O
corpo permanece aqui, mas o pensamento regressa às ofensas de ontem, ensaia as
discussões de amanhã, alimenta ressentimentos antigos e fabrica cenários que
talvez nunca se realizem. Estamos à mesa com a família, mas nossa atenção se
encontra em outro lugar. Abraçamos alguém, mas já estamos preocupados com o que
virá depois. Recebemos um gesto de carinho e, em vez de acolhê-lo, tememos
perdê-lo.
Assim,
atravessamos os dias sem experimentar inteiramente aquilo que os dias nos
oferecem.
A
vida acontece no presente, mas nem sempre estamos presentes para vivê-la.
O
passado tem sua importância. É nele que encontramos nossas raízes, reconhecemos
nossos erros e recolhemos as lições que a experiência deixou. O futuro também
nos chama: precisamos fazer escolhas, assumir compromissos e preparar o terreno
para aquilo que desejamos realizar.
O
problema começa quando o passado deixa de ser memória e se transforma em
prisão, ou quando o futuro deixa de ser horizonte e passa a ser esconderijo.
Há
pessoas que passam a vida tentando corrigir, na imaginação, aquilo que já não
pode ser mudado. Outras adiam indefinidamente a própria felicidade, convencidas
de que a vida verdadeira começará quando alcançarem determinado patrimônio,
conquistarem certa posição, resolverem todos os problemas ou finalmente
encontrarem a tranquilidade que procuram.
Enquanto
isso, a existência segue seu curso.
Os
filhos crescem. Os amigos envelhecem. Os pais deixam de estar conosco. Os
afetos mudam de forma. E aquilo que poderia ter sido vivido transforma-se,
pouco a pouco, em lembrança.
Esperávamos
o momento certo para viver e não percebemos que o momento certo era aquele que
estava passando.
Não
se trata de abandonar os projetos nem de transformar o presente numa busca
irresponsável pelo prazer imediato. Planejar é necessário; trabalhar por um
amanhã melhor também. Mas existe uma diferença entre preparar o futuro e
entregar-lhe toda a nossa existência.
O
futuro merece nossos projetos, não o sacrifício permanente do presente.
É
agora que podemos pedir perdão, ainda que a ofensa tenha ocorrido há muitos
anos. É agora que podemos estender a mão, oferecer companhia, reconhecer uma
injustiça e escolher não reproduzir o mal que recebemos. A consciência pode
recordar o passado e considerar as consequências futuras, mas a decisão moral
só se realiza no instante em que agimos.
Também
é agora que a graça pode ser percebida.
Não
necessariamente como um acontecimento extraordinário, capaz de interromper o
curso das coisas, mas como a possibilidade de reconhecer o valor de algo que já
está diante de nós: a palavra amiga, o pão repartido, o silêncio acolhedor, a
oportunidade de recomeçar, a presença de alguém que permanece ao nosso lado
mesmo conhecendo nossas imperfeições.
A
gratidão nasce quando deixamos de olhar a vida apenas pelo que nos falta e
começamos a perceber o que ela já nos oferece.
Isso
não significa ignorar a dor, aceitar passivamente a injustiça ou chamar de
bênção tudo aquilo que nos fere. Significa compreender que, mesmo em meio às
dificuldades, ainda podemos encontrar um espaço para a consciência, para a
solidariedade e para a escolha de como responder ao que nos acontece.
É
nesse espaço que a existência deixa de ser apenas uma sucessão de
acontecimentos e se torna experiência de sentido.
E
é aqui que a reflexão sobre o presente encontra a questão da vida eterna.
Se
entendermos a eternidade apenas como uma duração interminável, imaginaremos uma
vida que começa verdadeiramente depois da morte. Mas, se a compreendermos
também como uma qualidade de existência, talvez possamos perceber que há
momentos em que tocamos algo que não se mede pelo relógio.
Um
gesto de amor pode durar poucos segundos e permanecer vivo na memória durante
décadas. Um encontro pode modificar o rumo de uma existência. Um instante de
reconciliação pode encerrar anos de hostilidade. A experiência profunda de
acolher o outro pode nos retirar, ainda que por um momento, do confinamento de
nossos interesses particulares.
O
relógio mede a duração desses acontecimentos, mas não consegue medir
inteiramente aquilo que eles significam.
Talvez
seja nesse ponto que o tempo se abra para o eterno.
Não
estou afirmando que possamos explicar a natureza de Deus ou reduzir a
eternidade a uma experiência psicológica. A questão é outra: se Deus é pensado
como presença que transcende o tempo, não faria sentido procurar essa presença
exclusivamente num futuro distante, como se o divino estivesse ausente da
realidade que agora habitamos?
A
fé que só espera pode deixar de perceber. A esperança que sempre adia pode nos
impedir de agradecer. E a promessa de uma vida futura, quando utilizada para
desvalorizar a existência presente, corre o risco de nos afastar justamente
daquilo que pretendia anunciar.
A
vida eterna não precisa ser entendida apenas como algo que teremos depois da
morte, mas também como algo que podemos começar a experimentar na maneira como
vivemos agora.
Talvez
seja por isso que o amor tenha tanta importância nessa reflexão. O amor não
existe apenas como lembrança do que vivemos nem como promessa do que desejamos
viver. Ele precisa encontrar expressão na presença. Amar alguém é reconhecer
que essa pessoa não é um instrumento para a nossa felicidade futura, mas uma
existência que merece ser acolhida no tempo que compartilhamos.
O
amor que adiamos indefinidamente pode acabar se tornando apenas intenção. A
bondade que reservamos para uma ocasião especial talvez nunca encontre ocasião
melhor do que aquela que a vida nos apresenta hoje.
E,
se a eternidade tem alguma relação com a plenitude do amor, precisamos
perguntar se não estamos procurando fora da existência aquilo que somente
dentro dela podemos começar a experimentar.
Há,
contudo, uma dificuldade: permanecer no presente exige coragem. O passado,
mesmo doloroso, é conhecido. O futuro, mesmo incerto, permite que inventemos
possibilidades. O presente nos coloca diante daquilo que efetivamente somos,
das escolhas que podemos fazer e dos limites que precisamos reconhecer.
É
nele que encontramos nossas contradições, nossas responsabilidades e a
liberdade possível.
Viver
o agora não é esquecer quem fomos. Tampouco renunciar ao que desejamos ser. É
reunir memória, consciência e esperança no único ponto em que podemos
transformar essas dimensões em vida concreta.
É
compreender que não podemos refazer o ontem, embora possamos reparar hoje
algumas de suas consequências. Não podemos dominar o amanhã, embora possamos
preparar hoje condições melhores para recebê-lo. E não podemos deter o tempo,
mas podemos decidir o que fazer com a parcela de existência que ele nos
concede.
Por
isso, a pergunta talvez não seja se acreditamos na vida eterna, mas o que
fazemos com a vida que temos.
De
que vale falar de amor eterno se não conseguimos oferecer presença a quem
amamos? De que vale esperar a paz prometida se alimentamos diariamente a
discórdia? De que vale desejar uma existência iluminada por valores superiores
se, nas pequenas decisões cotidianas, recusamos a justiça, a compaixão e a
responsabilidade?
A
eternidade, nesse sentido, deixa de ser uma abstração distante e passa a
interpelar a maneira como vivemos.
Não
precisamos esperar a morte para descobrir o valor da vida. Não precisamos
perder alguém para reconhecer sua importância. Não precisamos alcançar todos os
nossos objetivos para agradecer pelo caminho percorrido.
O
instante presente não nos oferece tudo o que desejamos, mas nos oferece aquilo
de que nenhum outro instante dispõe: a possibilidade de agir.
Talvez
o grande equívoco humano seja imaginar que a vida está sempre prestes a
começar, como se o presente fosse apenas uma passagem incômoda entre aquilo que
perdemos e aquilo que esperamos conquistar.
Mas
a vida não está à nossa espera em algum ponto distante da estrada.
Ela
é a própria estrada, enquanto caminhamos.
E,
se existe uma eternidade que possamos experimentar antes de qualquer resposta
definitiva sobre o que nos espera depois da morte, talvez ela comece quando
deixamos de tratar o agora como simples passagem e aprendemos a habitá-lo com
consciência, amor e gratidão.
Porque
o passado já não nos pertence como possibilidade de ação. O futuro ainda não se
entregou às nossas mãos. O presente, porém, permanece diante de nós, trazendo
consigo o dever de viver, a liberdade de escolher e a oportunidade de amar.
É
aqui que podemos reconhecer o sagrado na existência, sem precisar aprisioná-lo
em nossas certezas.
É
aqui que podemos experimentar a profundidade de um encontro, a grandeza de um
gesto e a transformação silenciosa de uma consciência.
É
aqui que a vida deixa de ser apenas tempo contado e se torna tempo vivido.
A
vida eterna é experimentada no agora, e não em qualquer outro lugar.
Não
porque tenhamos desvendado o mistério da eternidade, mas porque somente agora
podemos viver o amor que dá sentido à nossa existência.
E
talvez, ao final, a pergunta mais importante não seja para onde iremos quando o
tempo terminar, mas se estamos verdadeiramente aqui enquanto ele ainda nos
pertence.

Comentários
Postar um comentário