Buscando Sentido na Vida
EU
SOU É UMA ILUSÃO
Sobre
o personagem que criamos e o ser que esquecemos de reconhecer
Por Hiran de Melo
Todas
as manhãs, antes mesmo de abrirmos os olhos, o personagem já está em cena.
Ele
sabe o próprio nome. Sabe o que pensa, o que defende, o que não perdoa. Entra
no dia com a segurança de quem esqueceu que está representando.
Talvez
a mais persistente ilusão humana seja acreditar que sabemos quem somos.
Pronunciamos
a palavra eu com uma segurança desconcertante. Dizemos eu penso, eu
sinto, eu acredito, eu sou assim. Defendemos nossas opiniões
como quem protege a própria existência, reagimos às discordâncias como se
estivessem ameaçando nossa integridade e carregamos, ao longo dos anos, uma
imagem de nós mesmos que julgamos ser a expressão definitiva de nossa identidade.
Raramente,
porém, interrompemos o movimento dos pensamentos para examinar a natureza
daquele que diz eu.
Quem
sou eu, afinal, quando retiro de mim os nomes que recebi, as crenças que
herdei, as convicções que abracei, os medos que aprendi a esconder e as
certezas com as quais procuro dar sentido à existência?
Talvez
o desconforto dessa pergunta explique por que preferimos respondê-la com uma
biografia.
Contamos
de onde viemos, o que conquistamos, aquilo em que acreditamos, as causas que
defendemos e as experiências que nos marcaram. Reunimos essas lembranças como
quem organiza fotografias antigas e, diante delas, afirmamos: este sou eu.
Mas uma fotografia, por mais fiel que seja ao instante registrado, não contém a
pessoa inteira. Da mesma maneira, nossa história pode revelar muito sobre nós
sem conseguir dizer tudo aquilo que somos.
Confundimos o mapa com o território, a narrativa com a
existência e o personagem com aquele que o representa.
É
nesse equívoco que começa a fabricação do falso eu.
A identidade que aprendemos a defender
Desde
cedo, somos apresentados a um mundo que nos oferece palavras antes mesmo que
tenhamos condições de compreender a experiência que elas pretendem definir.
Aprendemos o que é certo e errado, o que merece aprovação, aquilo de que
devemos ter vergonha e as características que supostamente nos tornam pessoas
melhores ou piores.
A
família nos entrega valores. A escola organiza conhecimentos. A religião, a
cultura e a sociedade oferecem explicações sobre a vida. As experiências
acrescentam feridas, desejos, expectativas e mecanismos de defesa. Pouco a
pouco, tudo isso se combina na formação de uma maneira particular de
interpretar o mundo.
Nada
disso é necessariamente ruim. Precisamos de referências para viver, de memória
para aprender e de valores para orientar nossas escolhas. O problema começa
quando deixamos de reconhecer essas referências como componentes de nossa
formação e passamos a confundi-las com a totalidade do nosso ser.
Aquilo
que aprendemos transforma-se naquilo que acreditamos ser.
Se
fomos educados para acreditar que demonstrar fragilidade é sinal de fraqueza,
talvez passemos a representar a pessoa invulnerável. Se aprendemos que
precisamos vencer para merecer reconhecimento, transformamos a vida numa
disputa interminável. Se crescemos ouvindo que determinadas ideias são verdades
absolutas, interpretamos qualquer questionamento como uma ofensa pessoal.
Assim,
o pensamento deixa de ser apenas um instrumento para compreender a realidade e
passa a funcionar como um guardião da identidade que construímos.
Já
não defendemos uma ideia porque examinamos sua validade. Muitas vezes,
defendemo-la porque precisamos continuar acreditando que somos a pessoa que
essa ideia nos permite imaginar.
Eis
uma das armadilhas mais sutis da existência: quando uma opinião se
transforma em identidade, questioná-la parece uma agressão; abandoná-la parece
uma traição a nós mesmos.
É
por isso que pessoas inteligentes podem permanecer prisioneiras de pensamentos
contraditórios, que pessoas sensíveis podem praticar crueldades em nome de suas
convicções e que indivíduos reconhecidamente honestos podem encontrar
justificativas para atitudes que condenariam nos outros.
O
falso eu possui uma habilidade extraordinária: ele quase sempre encontra razões
para continuar existindo exatamente como está.
A voz que fala e o silêncio que escuta
Há
uma voz dentro de nós que comenta os acontecimentos, julga as pessoas, revive o
passado, antecipa o futuro e ensaia respostas para conflitos que talvez nunca
aconteçam. Ela compara, acusa, justifica, teme, deseja e, frequentemente, não
nos concede descanso.
Essa
atividade mental é parte da experiência humana. Pensar não é um defeito, assim
como sentir não é uma fraqueza. A dificuldade surge quando perdemos a
capacidade de perceber que nossos pensamentos são acontecimentos da
consciência, e não necessariamente verdades sobre o mundo ou definições de quem
somos.
Pensamos:
não sou capaz. E, sem examinar a origem dessa conclusão, começamos a
viver como alguém incapaz.
Pensamos:
ninguém me respeita. A partir daí, cada gesto alheio pode parecer uma
provocação.
Pensamos:
sempre fui assim. E essa pequena frase, aparentemente inofensiva,
converte o passado numa sentença e o futuro numa repetição.
A
mente formula uma interpretação; nós acreditamos nela; depois, organizamos
nosso comportamento para confirmar aquilo em que acreditamos. Quando
percebemos, já estamos vivendo dentro de uma realidade construída menos pelos
acontecimentos do que pelas lentes através das quais os enxergamos.
Mas
existe uma diferença fundamental entre ter um pensamento e ser governado por
ele.
Podemos
sentir raiva sem transformar a raiva em nossa identidade. Podemos experimentar
o medo sem nos definir como covardes. Podemos descobrir que estávamos errados
sem concluir que toda a nossa existência foi um engano.
Entre
o pensamento que surge e a atitude que escolhemos existe um espaço, às vezes
quase imperceptível, no qual a liberdade começa a tornar-se possível.
É
nesse espaço que podemos observar a voz sem obedecer imediatamente às suas
ordens. É ali que a consciência deixa de ser apenas o palco dos pensamentos e
passa também a reconhecê-los, examiná-los e questioná-los.
Talvez
não sejamos capazes de impedir que todas as vozes apareçam. Podemos,
entretanto, aprender a não entregar a nenhuma delas o direito absoluto de
decidir quem somos.
O personagem que teme desaparecer
O
falso eu não se sustenta apenas pelas ideias que abraça. Ele também se alimenta
da necessidade de permanência.
Queremos
ser coerentes com a imagem que construímos de nós mesmos. Se nos consideramos
pessoas sábias, temos dificuldade para admitir ignorância. Se nos julgamos
justos, resistimos a reconhecer nossas injustiças. Se nos identificamos com
determinada corrente política, religiosa ou filosófica, podemos sentir que
rever uma convicção significa perder uma parte de nós.
O
personagem teme a mudança porque a mudança ameaça a continuidade da narrativa
que o mantém de pé.
Basta
uma mesa de jantar, uma opinião qualquer sobre política ou religião, e a voz
sobe. O garfo pousa no prato com mais força do que o necessário.
Ninguém
ali defende uma ideia.
Defende-se
o personagem que a ideia sustenta.
Por
isso, tantas discussões deixam de ser encontros entre pessoas interessadas em
compreender e transformam-se em disputas para decidir quem sairá vitorioso. Não
procuramos necessariamente a verdade; procuramos preservar a imagem de quem
imaginamos ser.
A
palavra do outro já não chega como possibilidade de aprendizado. Chega como
ameaça.
Nas
bolhas ideológicas, esse mecanismo torna-se particularmente visível.
Compartilhamos conteúdos que confirmam nossas crenças, desconfiamos de tudo o
que as contraria e, pouco a pouco, passamos a reconhecer como verdade apenas
aquilo que preserva nossa identificação com o grupo. O adversário deixa de ser
alguém que pensa diferente e passa a representar tudo aquilo que precisamos
rejeitar para continuar acreditando em nós mesmos.
O
resultado é uma estranha inversão: quanto mais acreditamos conhecer a verdade,
menos disposição demonstramos para examiná-la.
A
identidade, que poderia ser uma referência provisória para nossa existência,
converte-se numa fronteira. Do lado de dentro, colocamos nossas certezas; do
lado de fora, tudo aquilo que nos obriga a pensar novamente.
E,
para defender essa fronteira, sacrificamos amizades, rompemos vínculos,
alimentamos ressentimentos e, não raro, justificamos injustiças que jamais
aceitaríamos se fossem praticadas contra nós.
Quantos
conflitos não nascem dessa incapacidade de separar aquilo em que acreditamos
daquilo que somos?
Quantas
relações não terminam porque alguém preferiu preservar a própria razão a
compreender a dor de outra pessoa?
Quantas
vezes a necessidade de vencer uma discussão nos impede de perceber que estamos
perdendo a oportunidade de aprender?
O
personagem quer ter razão. A consciência deseja compreender.
E
nem sempre os dois caminham na mesma direção.
O eu não é uma coisa pronta
Dizer
que o eu é uma ilusão não significa afirmar que não existimos, que nossa
história não importa ou que devemos abandonar toda identidade. Seria trocar uma
prisão por outra.
A
ilusão está em imaginar que a soma de nossas lembranças, crenças, sentimentos e
papéis sociais constitui uma essência imutável, inteiramente conhecida e
definitivamente encerrada.
Somos,
em grande medida, aquilo que vivemos, mas não estamos condenados a continuar
sendo exatamente aquilo que a vida fez de nós até agora.
Há
em nossa existência uma dimensão de abertura, uma possibilidade permanente de
rever interpretações, modificar comportamentos, reconstruir valores e
estabelecer relações diferentes com o mundo. O ser humano não é apenas o
resultado do que lhe aconteceu; é também a possibilidade de responder de outra
maneira ao que lhe aconteceu.
Aquele
que foi ferido pode aprender a não transformar sua ferida em instrumento de
agressão. Quem recebeu uma educação rígida pode descobrir que a disciplina não
exige crueldade. Quem passou a vida buscando reconhecimento pode perceber, um
dia, que a aprovação alheia não é uma medida confiável de seu valor.
Nada
disso acontece por simples decisão, como se bastasse pronunciar uma frase para
dissolver anos de condicionamentos. A transformação exige atenção, coragem,
tempo e disposição para reconhecer aspectos de nós mesmos que preferiríamos
manter escondidos.
Exige,
sobretudo, abandonar a confortável ideia de que já sabemos quem somos.
Talvez
a maturidade comece justamente quando deixamos de utilizar o passado como
explicação definitiva para o presente. Quando substituímos o sou assim
pela disposição de perguntar por que ajo assim? Quando compreendemos que
uma característica repetida durante décadas não precisa, por isso, converter-se
numa condenação para o restante da vida.
Não
somos uma estátua que precisa ser preservada contra o tempo. Somos uma
existência em movimento, atravessada por contradições, capaz de produzir
respostas novas diante de circunstâncias antigas.
Reconhecer
isso não destrói nossa identidade. Retira dela a pretensão de ser nossa dona.
O que permanece quando o personagem
silencia?
Se
nossos pensamentos mudam, nossas crenças se transformam e nossas emoções
passam, o que permanece quando deixamos de nos identificar inteiramente com
tudo aquilo que acontece dentro de nós?
Não
precisamos responder a essa pergunta com uma definição metafísica ou religiosa.
Talvez seja suficiente reconhecer a experiência de observar um pensamento sem
aceitá-lo imediatamente, de sentir uma emoção sem permitir que ela determine
nossa conduta, de permanecer diante de uma dúvida sem correr para escondê-la
atrás de uma certeza.
Nesses
momentos, descobrimos que existe uma diferença entre o conteúdo de nossa
experiência e a possibilidade de percebê-lo.
O
pensamento diz: você precisa vencer.
A
atenção permite perguntar: por que preciso vencer?
O
ressentimento diz: você não pode perdoar.
A
consciência abre outra possibilidade: o que estou fazendo comigo ao
permanecer prisioneiro dessa ofensa?
O
orgulho afirma: admitir o erro diminuirá você.
A
lucidez revela que reconhecer um erro pode ser precisamente o que nos devolve a
dignidade.
Não
se trata de encontrar, escondido sob os pensamentos, um personagem verdadeiro,
perfeito e imune às contradições. Talvez o ser humano não possua uma identidade
definitiva à espera de ser descoberta. Talvez o que chamamos de
autoconhecimento seja menos a descoberta de uma resposta final e mais o
aprendizado de não nos confundirmos com as respostas provisórias que
produzimos.
A
consciência não precisa oferecer uma definição final do eu para nos libertar da
obrigação de defendê-lo a qualquer custo.
Há
uma liberdade discreta em poder dizer: pensei assim, mas posso pensar de
outra maneira; senti isso, mas não preciso transformar esse sentimento numa
ordem; fui essa pessoa em determinado momento, mas não estou condenado a
repeti-la para sempre.
Essa
liberdade não nos torna superiores aos outros. Torna-nos menos prisioneiros da
necessidade de julgá-los.
Quando
reconhecemos a fragilidade de nossas próprias certezas, começamos a compreender
que as certezas alheias também podem esconder medos, histórias,
condicionamentos e feridas que desconhecemos.
A
compreensão não exige concordância. Exige apenas que não reduzamos uma pessoa
inteira à ideia que ela defende, ao erro que cometeu ou à imagem que
construímos dela.
E
isso vale também para nós.
A liberdade de deixar de representar
Passamos
boa parte da vida tentando nos tornar alguém.
Alguém
respeitado, admirado, reconhecido, bem-sucedido. Alguém que corresponda às
expectativas da família, da sociedade, dos grupos aos quais pertence ou daquela
voz interior que insiste em estabelecer o que deveríamos ser.
Nessa
busca, podemos nos afastar silenciosamente da experiência de viver. Aprendemos
a representar segurança quando sentimos medo, superioridade quando nos julgamos
ameaçados e indiferença quando temos receio de demonstrar afeto. Construímos um
personagem socialmente aceitável e, depois de representá-la por tanto tempo,
esquecemos que também somos aqueles que se cansam por trás da máscara.
O
problema não está em desempenhar papéis. Somos pais, filhos, companheiros,
profissionais, cidadãos e integrantes de diferentes comunidades. Esses papéis
fazem parte da vida compartilhada.
A
dificuldade começa quando acreditamos que precisamos ser apenas aquilo que os
papéis exigem de nós.
Quando
o cargo termina, imaginamos que perdemos nosso valor. Quando a admiração
diminui, sentimos que deixamos de existir aos olhos do mundo. Quando
envelhecemos e já não ocupamos os lugares de antes, podemos experimentar a
sensação de que a vida nos retirou a própria identidade.
Talvez
isso aconteça porque confundimos o valor de existir com a utilidade de
representar.
Mas
nenhum papel esgota a pessoa que o desempenha. Nenhuma função profissional
contém toda a humanidade de quem a exerce. Nenhum título, por honroso que seja,
pode substituir a experiência íntima de reconhecer nossas limitações, acolher
nossas contradições e permanecer disponíveis para aprender.
Há
uma serenidade possível quando deixamos de exigir que o mundo confirme
continuamente a imagem que fazemos de nós mesmos.
Já
não precisamos transformar toda crítica numa ofensa, todo desacordo numa guerra
ou todo fracasso numa prova de indignidade. Podemos escutar sem nos sentirmos
obrigados a concordar, reconhecer o mérito alheio sem experimentar diminuição e
mudar de opinião sem tratar a mudança como derrota.
Não
desaparecemos quando deixamos de defender o personagem a qualquer preço.
Talvez
seja justamente nesse momento que começamos a comparecer, de maneira mais
inteira, à vida.
Eu sou é uma ilusão
O
título deste ensaio pode parecer uma negação de nossa existência. Não é.
O
que está em questão não é a realidade de quem vive, sente, ama, sofre, escolhe
e responde pelas consequências de seus atos. O que merece ser questionado é a
imagem rígida que construímos de nós mesmos e à qual entregamos o governo de
nossa existência.
O
eu que afirma conhecer-se inteiramente talvez seja apenas uma narrativa
que aprendeu a falar em primeira pessoa.
Uma
narrativa feita de lembranças selecionadas, crenças herdadas, experiências
interpretadas e expectativas que, repetidas ao longo do tempo, adquiriram a
aparência de uma verdade definitiva.
Dizemos
eu sou assim e, sem perceber, fechamos a porta para a possibilidade de
sermos diferentes.
Dizemos
sempre fui assim e transformamos a repetição em destino.
Dizemos
não posso mudar e talvez estejamos apenas protegendo o personagem contra
o desconforto de uma transformação.
A
ilusão não está em termos uma história, mas em acreditarmos que somos somente
essa história. Não está em pensarmos, mas em confundirmos cada pensamento com a
verdade. Não está em possuirmos convicções, mas em permitirmos que elas nos
possuam a ponto de já não conseguirmos examiná-las.
O
caminho da liberdade começa quando conseguimos olhar para nós mesmos sem a
obrigação de encontrar justificativas para tudo o que somos.
Quando
admitimos que podemos estar enganados, que nossas certezas têm limites e que a
pessoa que fomos ontem não precisa determinar integralmente aquela que seremos
amanhã.
Talvez,
então, a pergunta mais importante não seja quem sou eu?, como se
houvesse uma definição escondida que pudéssemos finalmente encontrar.
Talvez
seja outra: quanto daquilo que chamo de eu é apenas aquilo que aprendi a
repetir?
A
resposta não virá necessariamente como uma revelação extraordinária. Pode
surgir numa discussão em que escolhemos escutar, num pedido de desculpas que o
orgulho tentava impedir, numa convicção que aceitamos rever ou num silêncio em
que deixamos de alimentar a voz que sempre exige uma reação.
São
pequenos acontecimentos, mas neles se manifesta uma mudança profunda: deixamos
de tratar nossos condicionamentos como ordens e começamos a reconhecê-los como
possibilidades de escolha.
E
esta é a descoberta mais libertadora: não precisamos destruir o eu que
construímos. Precisamos apenas deixar de confundi-lo com tudo aquilo que somos.
Porque
a vida não nos pede que sejamos fiéis para sempre à imagem que fizemos de nós
mesmos. Pede-nos que estejamos presentes, atentos e disponíveis para responder,
com a maior honestidade possível, àquilo que cada novo instante nos revela.
No
fim, pode ser que o verdadeiro amadurecimento não consista em descobrir uma
identidade definitiva, mas em aprender a viver sem precisar dela.
Eu sou é uma ilusão — quando acredito que
o personagem que construí é a totalidade do meu ser.
E
a liberdade começa quando percebo que posso observar esse personagem,
compreender as razões que o formaram, acolher suas fragilidades e, ainda assim,
não permitir que ele determine sozinho o rumo da minha existência.
Talvez
eu não seja aquilo que penso ser.
Talvez
seja, também, a possibilidade de reconhecer o pensamento, questionar a certeza,
rever o caminho e recomeçar.
E,
nesse recomeço, já não preciso provar ao mundo quem sou.
Preciso
apenas ter a coragem de não continuar fingindo ser aquilo que deixei de
questionar.
Amanhã,
antes mesmo de abrir os olhos, o personagem já estará em cena.
Desta
vez, quero perceber quem o assiste.

Comentários
Postar um comentário